sexta-feira, 9 de agosto de 2013

IRINEU " O HORBATIUK"

IRINEU HORBATIUK


Já estou no futebol amador a mais de 35 anos (fui registrado pelo Imperial em 1978). Conheci muitas pessoas, sejam elas jogadores, torcedores, dirigentes, fotógrafos, cornetas, cronistas, jornalistas, enfim várias pessoas do meio futebolístico ou que se acham do meio.
Como eu ainda era juvenil talvez não soubesse da dimensão do trabalho de todos para divulgar a Suburbana mas , quando já estava jogando pelo primeiro quadro do União Barigui , comecei a ter esta noção.
Invariavelmente tinha reportagem nos jornais locais, tinha transmissão dos jogos e convocação para a Seleção Amadora.Guardada as devidas proporções você sempre ficava atento a escutar seu nome nestas convocações, como um profissional,  pois sabia que haveria coisa boa programada para os convocados.
Foi assim que eu joguei pela primeira vez no Joaquim Américo na antiga Baixada ,realizando um sonho meu, e foi assim que viajei bastante adquirindo muita experiência no futebol, quesito fundamental para este meu momento atual como treinador. Também foi desta maneira que participei de vários momentos únicos nos campos amadores como inauguração de refletores e tudo mais.
Deste jeito conheci o Luis Carlos de Jesus (plantão esportivo), o Edmar Barone (falecido), Rosildo Portela (também falecido) e muitos mais colaboradores da imprensa esportiva.
Logo surgiria aquele que, na minha opinião, revolucionou o futebol amador no que diz respeito à divulgação: Altair Ferreira , o “TAÍCO”, que junto com seus colaboradores fizeram o que hoje é a mais pura essência de cobertura com qualidade. Guardo com muito carinho comentário escrito feito pelo Durval Leal (o homem de muitas copas) sobre minha pessoa e também quando interagi com ele, pelo rádio, após um jogo pelo Vila Fanny.
Poderia citar muitos destes colaboradores mas com certeza esqueceria alguém e isto não seria justo pois todos merecem o meu mais puro respeito e reconhecimento. Eu realmente valorizo o trabalho destes “feras”.
E nesta linha de raciocínio não há como deixarmos de falar deste grande ícone que foi (ou ainda é) o repórter fotográfico IRINEU HORBATIUK. Este , que nos deixou recentemente, estava sempre presente em todos os estádios e tinha uma imparcialidade muito grande. Era sereno em seus comentários e não conheço alguém a quem ele tenha desagradado.
Certa vez quis fazer uma homenagem ao “seu” Irineu e ao “seu” Levi e pedi para tirar uma foto ao lado deles , foto esta tirada pelo saudoso Carlos Itonaga e publicada na Tribuna de segunda-feira.A homenagem foi consumada pois fiz o gol daquela partida contra o Combate , atuando pelo Vila Fanny, e me lembro que ele ficou muito orgulhoso disto, assim como “seu” Levi. Um detalhe é que pisquei bem na hora da foto, mas sem problemas né, afinal não era eu o principal da foto mesmo kkkkkk.
“Seu” IRINEU, que o senhor tenha muita PAZ onde quer que esteja e que seu dom se propague a todos aqueles que gostam do futebol amador do Estado do Paraná.
Também tenho um autógrafo do HORBATIUK em um Livro Paraná História, autógrafo este que fiz questão de pegar na época da noite do lançamento do Livro no Shopping Estação.
Posso citar alguns momentos juntos com o Horbatiuk mas três foram muito marcante: o primeiro já citei acima que foi num jogo contra o Combate em uma singela homenagem que fiz a ele e ao Levi , o segundo quando ele esteve conosco no Rio Grande do Sul no primeiro título Sul Brasileiro do Vila Fanny e o terceiro na histórica partida em Dois Vizinhos onde os diretores adversários entraram armados dentro do vestiário. Sim, lá estava o Horbatiuk para registrar tudo.
Presto então aqui uma singela homenagem a este “homem do esporte amador” “o Tchuk Tchuk, como carinhosamente eu o chamava.
QUE DEUS O TENHA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário