quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

VILA FANNY JUVENIL - BI CAMPEÃO 2013/2014 - DOMINANDO A CATEGORIA

Quando o Vila Fanny foi campeão em 2013 muito se falou do quanto seria trabalhoso manter o título. E eu, como treinador, deixei bem claro que ser campeão era difícil mas manter o título era muito mais difícil ainda. Se todos os jogadores campeões, nascidos em 1997, fossem novamente atletas do Vila Fanny no ano de 2014, afirmaria, com muita certeza, de que bastava encomendar a faixa de BI. Isto porque dentro da equipe titular do ano do campeonato tínhamos nada mais , nada menos do que 9 atletas com idade para disputar mais um ano na categoria. Isto sem contar com várias opções que já estavam sendo preparados para o ano seguinte. Senão vejamos, da equipe titular que jogou a final contra o Nacional no Estádio Vicente Kânia (do Renovicente) tínhamos os seguintes jogadores: Flávio (97), Nicolas (97), Murilo (97), Gabriel Bondaruk (97) e Caio (97); Eduardo (96), Matiola (97) e Matheus Dias (97); Rhuan (96), Boka (97) e Bruno Sanches (97). É lógico que uma estrutura melhor nos permitiria manter os atletas para o ano seguinte mas o último ano de juvenil também é o ano em que os "meninos" estão se preparando para o vestibular, estão almejando ainda a carreira profissional, estão a procura do primeiro emprego, estão em relacionamentos amorosos mais sérios, entre outras coisas mais e assim fomos perdendo vários atletas. Uns , para nosso orgulho, chegaram as carreiras profissionais. Outros, para não menos orgulho, vingaram em seus estudos e estão hoje em Universidades. E assim tivemos que remontar o juvenil faniense. Pronto, o desafio que já era grande passou a ser muito, mas muito maior. Em alguns momentos até cheguei a pensar que seria impossível sermos BI-Campeões, não pela nossa qualidade, mas sim pela intensa preparação dos outros adversários. Afinal a maioria dos times desta categoria possuem um treinador dedicado somente a isto, ou que pelo menos vive grande parte de sua rotina envolvida com isto. E nós, fanienses, tínhamos nossas tarefas profissionais durante o dia para depois dedicarmos parte de nosso tempo aos jovens atletas.
Não me sai da memória a cara com que o competente treinador Paulo Roberto do Caxias fez quando soube que eu não era somente treinador de futebol, que minha carreira profissional era na parte administrativa de uma empresa e que não vivíamos disto. Parecia muito claro que para ter este sucesso todo tínhamos de treinar todos os dias assim como faziam os vice campeões Nacional e o próprio Caxias (terceiro colocado). Não, nós não treinávamos todos os dias. Nós nos reuníamos às terças e as quintas-feiras, e apenas por duas horas, para ministrarmos treinos coletivos sem poder aplicar qualquer coisa tática pois nem sempre era possível contar com todos os que iam pro jogo no sábado. Mas uma coisa é de se elogiar. O menor público de um treino foi de 24 atletas, e isto acontecia quando realmente o bicho pegava pro lado deles, seja nas aulas ou mesmo no trabalho. Em condições normais tínhamos muitos meninos focados em um só objetivo: "Manter o título da categoria na Vila mais famosa de Curitiba".
E assim começamos o campeonato. Todos contra o campeão Vila Fanny. Uma rivalidade (sadia diga-se de passagem) contra o Nacional alimentava mais ainda as torcidas contra o alvi rubro da BR 116. E vieram os 8 primeiros jogos e assim foram 8 vitórias. Parecia que tudo estava bem, mas para mim nada corria bem pois, apesar das vitórias, não enxergava neste time de 2014 o mesmo brilho do de 2013. Claro que tínhamos perdido jogadores de excelente qualidade que desequilibravam quaisquer adversários mas isto eu não podia ficar lamentando o ano inteiro, tinha de trabalhar e trabalhar muito. E veio a primeira derrota e ela aconteceu contra o Capão Raso dentro de nossos próprios domínios, choveram críticas, mas ao invés de respondê-las resolvemos trabalhar ainda mais. Bela decisão pois conseguimos , no mínimo, trazer um pouco mais de humildade ao grupo, que naquele momento estava se achando mais do que era. E foi após uma nova derrota , no Estádio XV de Agosto - campo do Nacional, ao nosso rival juvenil que as coisas se transformaram. Após um pífia partida onde ,além da parte técnica percebi uma falta de vontade de ser campeão novamente, que eu fechei o vestiário e disse a todos a vontade que eu tinha de ser BI e que o jogador que não tivesse a mesma vontade poderia sair naquele instante e nunca mais voltar. Isto trouxe uma humildade aos que "se achavam craques" e trouxe uma sinergia enorme entre todos. Foi muito engraçado a mistura de sentimentos que me dominaram após sair do vestiário naquele dia. Sentimento de tristeza pela maneira que fomos derrotados e sentimento de alegria por ter visto nos olhos de todos novamente aquela vontade de ganhar. Foi sim, um divisor de águas, e naquela derrota senti novamente que seria campeão, aliás campeão não, BI CAMPEÃO.
Agradecimentos individuais seriam uma injustiça para um grupo que trabalhou sem almejar o individualismo, para um grupo que se doou ao máximo entendendo sempre suas próprias limitações. Então agradecerei a todos os atletas, a toda minha comissão técnica, a toda diretoria, a fantástica Torcida Organizada Fannyticos, aos pais, amigos e "amores" destes jogadores.
E aí veio a decisão e novamente nosso duelo seria contra o Nacional, ah este Nacional que parece querer provar a todos que eles são os melhores. Mas aí pensei, nós devemos ser um "calo no sapato" deles e este jogo final deve ter sido tratado como uma vingança por toda comissão técnica. É mas do outro lado estávamos nós, loucos para gritar BI CAMPEÃO e nestas horas se fez valer o peso da camisa faniense. Nossa reza já não foi no vestiário, foi junto aos pais, amigos e todos que estavam lá para torcer pelos "Meninos do Vila". E como foi bom. Entramos com uma energia maior e fizemos o que tínhamos de fazer. Doeu em mim trabalhar a escalação dos 11 titulares e apenas 7 pessoas no banco, pois para mim colocaria todos aqueles que treinavam, todos os pais, amigos, namoradas, toda torcida enfim colocaria todo mundo junto comigo.
E deu no que deu VILA FANNY BI CAMPEÃO JUVENIL colocando um ponto final no assunto de quem domina a categoria juvenil na cidade de Curitiba.
Somos sim, a melhor equipe por dois anos consecutivos e merecemos muito este título. Só tenho a agradecer o empenho de todos e desejar que tenham muito sucesso em suas vidas. Já disse e repito: "Quem acha que o importante é competir é porque nunca venceu". PARABÉNS VILA FANNY FUTEBOL CLUBE , PARABÉNS MENINOS DO VILA, legítimos BI CAMPEÕES!!!!! DÁ-LHE VILA FANNY!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário